E’, AONDE SERÁ QUE VAMOS PARAR? POR TODOS OS LADOS PARECE NÃO TER MAIS SAÍDA. E’ APELO DE TODO TIPO E JEITO. ALIAS, SERÁ QUE AO MENOS SABEMOS O QUE SIGNIFICA O CONCEITO DE “APELO”?
PROVAVELMENTE, VOCÊ QUE E’ UM FREQUENTADOR ASSÍDUO DE IGREJAS PENTECOSTAIS, ESTA’ ACOSTUMADO A PRESENCIA-LOS, POIS ELE JÁ TEM PRESENÇA GARANTIDA EM TODOS OS CULTOS.
A SANTA CEITA PODE FALTAR! O BATISMO TAMBÉM! AS VEZES, ATE’ MESMO A PALAVRA DE DEUS. MAS O APELO, ESTE NÃO FALTA. TEM LUGAR MARCADO.
E VOCÊ PODE ESTAR DIZENDO: “ LA’ VEM ESTE CARA. SERÁ QUE ELE QUER FALAR MAL DISSO TAMBÉM?” ENTÃO, QUERO QUE VOCÊ MESMO REFLITA:
A PALAVRA “APELO” E’ DERIVADA DO LATIM APPELLARE QUE SIGNIFICAVA “DIRIGIR-SE A ALGUÉM”. E COM A TRANSLITERACAO PARA O PORTUGUÊS, PASSOU A DESIGNAR “DIRIGIR-SE A ALGUÉM” PARA PEDIR AUXILIO OU SOCORRO.
E COM ISSO, ME PUS A PENSAR: AS IGREJAS PENTECOSTAIS TEM CHAMADO OS SEUS “PECADORES” PARA IREM AO ALTAR. MINUTOS E MAIS MINUTOS SÃO UTILIZADOS PARA QUE OS “PECADORES” POSSAM ACEITAR O “CHAMADO” E SE RECONCILIAREM COM DEUS.
INFELIZMENTE, VOCÊ JÁ DEVE TER PERCEBIDO A DISCREPÂNCIA: SE A PALAVRA APELO SERVE PARA PEDIR SOCORRO, COMO PODE ALGUÉM FAZER O APELO PARA DAR O SOCORRO.
ISSO MESMO! APELO E’ PARA PEDIR SOCORRO, E NÃO PARA SOCORRER NINGUÉM. E PORTANTO, O QUE SERÁ QUE ESTA’ ACONTECENDO?
ENFIM, COMO ISTO E’ APENAS UM ENSAIO, QUERO TERMINAR DIZENDO: GOSTARIA DE ACREDITAR QUE AS PESSOAS QUE ESTÃO INDO A FRENTE NOS CULTOS ESTÃO INDO PARA ACEITAREM O “APELO” DE CONVERSÃO. QUERIA PROFESSAR ESTE MESMO TIPO DE CREDO.
MAS AO INVÉS, GOSTARIA DE DIZER QUE QUANDO ESSAS PESSOAS ACEITAM AOS “APELOS”, O MAIS PROVÁVEL QUE ESTEJA ACONTECENDO, E’ QUE ELAS PASSEM A AJUDAR ESSES PASTORES.
E MAIS UMA VEZ VOCÊ PODE SE PERGUNTAR:“COMO ASSIM?”
E EU TE RESPONDO: VOCÊ ESQUECEU O QUE DIZ O VOCÁBULO “APPELLARE”? FALA DE ALGUÉM QUE E’ CONVOCADO PARA AJUDAR. ALGUÉM QUE E’ CHAMADO PARA SOCORRER.
PORTANTO, TERMINO DIZENDO: HOJE EM DIA, PRAGMATICAMENTE FALANDO, E’ MUITO IMPORTANTE TER IGREJAS CHEIAS. MUITOS DÍZIMOS. MUITAS OFERTAS. E PORTANTO, SE FAZ NECESSÁRIA A PRESENÇA DE MUITOS “AJUDADORES”.
A MINHA ÚNICA TRISTEZA E’ QUE AS PESSOAS QUE SUPOSTAMENTE SÃO CHAMADAS PARA SEREM ABENCOADAS, NA VERDADE ESTÃO SENDO CONVOCADAS PARA AJUDAREM AS MEGA-IGREJAS.
ENTÃO, O APELO VIROU APELAÇÃO....
VIVA O PENTECOSTALISMO PÓS-MODERNO, OU DIRIA NEO-CATOLICISMO.
18 de ago. de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário