Será que há diferença entre esses dois vocábulos? E você prontamente vai dizer: e’ claro que sim. Então, vamos tentar entender o que esta por trás destes vocábulos.
Como todo mundo sabe, essas duas palavras falam de dois opostos. Quando pensamos em “ensinar’, logo pensamos na figura do professor. Já quando pensamos em “aprender”, o sentido e’ oposto, pois logo nos lembramos do aluno.
E ai você pode estar se perguntando: O que este cara esta’ querendo dizer? Tudo isso que ele falou ate’ agora e’ obvio! Não tem nada de novo. Tudo parece estar sendo feito para encher lingüiça.
Como não podia ser diferente, queria te dizer que por incrível que pareça, tudo e’ bem diferente do que parece. O inesperado e’ o obvio. O obvio não e’ o esperado. Mas enfim, vamos ao que interessa.
O que ninguém imagina e’: o radical da palavra aprender e’ o mesmo da palavra ensinar. E mais uma vez você pode estar se perguntando: como assim? As duas palavras com o mesmo radical?
E’ exatamente isso. Por incrível que pareça, o que vai diferenciar a palavra ensinar de aprender são os prefixos e sufixos.
Mas para simplificar, quero te dizer: a raiz que e’ usada para a palavra aprender, quando e’ acrescida de prefixo e sufixo, se transforma na palavra ensinar.
Continuando, quero te dizer que o prefixo que usamos na palavra aprender, significa “ levar a”. Ou seja: ENSINAR significa “levar a APRENDER”.
Muito diferente do que tem sido apregoado por ai, ensinar não e’ somente cumprir o seu “ritual” pagão. Ensinar e’ fazer com que os alunos desejem adquirir o conhecimento a ser lecionado.
Ensinar não somente e’ dizer o que você sabe. Ensinar não e’ somente falar para pessoas que não querem te ouvir. Ensinar não e’ somente fingir que ensina.
Ensinar e’ levar o aluno a prender. Ensinar e’ fazer com que os alunos queiram aprender. Ensinar e’ um dom nato. Ensinar e’ sinônimo de amor. Ensinar e’ amar ao próximo. Ensinar e’ aprender a viver.
Portanto, voce que tem tentado lutar contra o sistema educacional carioca que eliminou a reprovação, parabéns! Não desista! Continue levando seus alunos ao ensino. Não procrastinem suas aulas. Não finjam que não estao vendo a imoralidade do ensino médio no Brasil.
Enfim, parabéns, verdadeiros “levadores” do aprendizado. Viva aos ensinadores.Parabéns professores!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário