Empirismo. Talvez o maior mal da comunidade crista pos-moderna. O mais tendencioso dos ciclos que já vivemos. Um período nocivo na historia da igreja crista mundial.
Enfim, vamos lá: O empirismo tem a sua base na experiência. Projeta-se todo um curso de vida em função dos “sentimentos”. As vezes, chegando ao extremo de não se preocupar com a lógica.
E não que seja o mais cético dos seres humanos. Muito menos um incrédulo sobre as questões metafísicas. Mas, temos que ser prudentes. Muitas aberrações surgiram de “aparentes’ visões empíricas de alguns neo-gurus espirituais.
Não quero dizer que todo empirismo não pode ser comprovado. Somente afirmo que tudo aquilo que não encontra respaldo deve ser muito bem analisado.
Enfim, o empirismo trata daquilo que e’ experimental. Professam que o conhecimento adquirido vem de situações experimentais. Não se preocupam na comprovação de tais fatos ou situações. Se alegram pelo simples fato de um “achismo”.
As vezes, ate’ mesmo em dicionários, são chamados charlatões. E não que queira generalizar. Não chego a ser tão absolutista. Não creio que todo empirismo provem de charlatões. Prefiro acreditar que trata-se de algo ainda não esclarecido.
Terminando, não posso deixar de dizer: Empirismo por empirismo, fico com o cientifico. Duvidoso por duvidoso, fico com o que e’ certo. improvável por improvável, fico com o concreto.
Sola Scriptura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário